fbpx

Área de Concentração

Os recentes avanços da tecnologia, além de cada vez mais intensos, têm desenhado novos comportamentos em sociedade. Seus efeitos são notados nos mais variados segmentos sociais, como nas relações de trabalho, nos negócios jurídicos em geral (individuais e empresariais), na conduta dos consumidores, nos investimentos no mercado, nos impactos ambientais. Também se percebe, e com extrema rapidez, o surgimento de novos crimes, a flexibilização da privacidade/intimidade das pessoas e a proliferação de fake news e seus reflexos deletérios à própria democracia. Paralelamente, vocábulos como eficiência, racionalidade e otimização são palavras de ordem no cenário Corporativo, com elevado potencial para repercutir em toda a sociedade. Neste cenário, o profissional do Direito deve estar atento e preparado para dar conta da demanda jurídica daí advinda. Todavia, por se tratar de um processo em curso, na maioria das situações ainda não existem respostas jurídicas consistentes. Neste compasso, temas como meio ambiente, direito empresarial, questões identitárias, democracia, direitos fundamentais, hermenêutica jurídica, sociedade da informação e do conhecimento, inteligência artificial e compliance devem ser estudados e relidos em suas tessituras mais profundas. Impõe-se a tarefa de repensar o que já foi pensado, e pensar o que carece de aprimoramento. Ao final, o objetivo – mesmo sob o influxo de novas tecnologias – continua a ser a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, onde as relações jurídicas estejam fundadas na dignidade humana. 

DURAÇÃO: 24 meses

PERIDICIOCIDADE: Semestral

REALIZAÇÃO DAS AULAS:

Linhas de Pesquisa

LINHA 1 – DIREITO, PRÁXIS E SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

A sociedade, na era da informação e do conhecimento, possibilita aos profissionais do Direito acesso à vasta gama de informações. O mau uso das modernas tecnologias, no entanto, tem sido prejudicial à formação de tais profissionais, estabelecidos nas mais diversas áreas do Direito, o que acaba por gerar a automação de condutas e a preparação superficial e acrítica de modelos operacionais. Diante dessas dificuldades, a Linha tem por objetivo capacitar os mestrandos a lidarem com a realidade da sociedade na era de informação, sendo aptos a criarem soluções adequadas para problemas complexos encontrados no Direito, na sociedade e em suas tecnologias. Esta Linha de Pesquisa tem especial preocupação com o acesso efetivo de todas as pessoas ao exercício dos direitos fundamentais sociais, tais como o acesso à educação, à informação, ao trabalho e à participação política, bem como usufruir de políticas públicas.

Projeto de Pesquisa 1

IMPACTOS DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SEU PAPEL NA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS

Samia Moda Cirino (Líder)

Zulmar Fachin

Diego Prezzi dos Santos

  

Projeto de Pesquisa 2

CONSTITUCIONALISMO, DIREITO DIGITAL E FORMAÇÃO JURÍDICA

Jéssica Amanda Fachin (Líder)

José Alexandre Ricciardi Sbizera

Natalia Maria Ventura da Silva Alfaya

 

LINHA 2 – SISTEMA JURÍDICO, DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIAS

Frente às necessidades do sistema jurídico-empresarial no cenário atual de mudanças constantes e novos desafios, esta Linha de Pesquisa propõe suporte / competências / habilidades inovadoras de know how para o operador do Direito e o empresário enfrentarem temas ligados à proteção ambiental, ao planejamento tributário, à busca da sustentabilidade econômica e às tecnologias voltadas ao alcance de tais objetivos. A Linha agrega o estudo de temas oportunos para melhor desenvoltura da empresa no contexto de dificuldades em superar o déficit de conhecimento e eficiência dos profissionais do Direito e empresários. O entrelaçamento jurídico-empresarial enseja melhor qualificação dos serviços ofertados em benefício das pessoas em geral. A renovação das práticas profissionais consiste em conhecer e aplicar os instrumentos da política nacional ambiental pertinentes às empresas, tais como o EIA/RIMA e o licenciamento ambiental. Por outro lado, buscar-se-á o mais elevado grau de sustentabilidade tributária dos entes estatais e dos contribuintes, diante das contradições do pacto federativo e das desigualdades sociais e regionais. As sociedades empresárias frente ao desafio de inovar e formar tecnologia desruptivas para a sobrevivência do negócio em um projeto de desenvolvimento nacional, frente a um mundo globalizado. Uso de tecnologias em um ambiente dinâmico na era do predomínio da sociedade informacional para melhorar o desenvolvimento das empresas e os métodos de trabalho como um fator diferencial em gerenciamento eletrônico da informação jurídica como foco estratégico. 

 

Projeto de Pesquisa 1

DIREITO, INOVAÇÃO, TECNOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO

Eduardo Augusto do Rosário Contani (Líder)

Fábio Fernandes Neves Benfatti

José Carlos Francisco dos Santos

Carlos Renato Cunha

 

Projeto de Pesquisa 2

DIREITO, SUSTENTABILIDADE, AGRONEGÓCIO E COMPLIANCE

Zulmar Fachin (Líder)

Deise Marcelino da Silva

Renata Queiroz

Início: 08 de agosto de 2024
Dias e horários:

a) às sextas-feiras, das 8h30 às 12h30, das 13h30 ás 17h30 e das 19h às 23h;
b) aos sábados, das 08h às 12h;
c) a cada 15 dias, em média;

d) excepcionalmente, poderá haver às quintas-feiras das 19h às 23h

CONTATO:
(43) 3031-1250
99943-9483 (Ligações e WhatsApp)
mestradodireito@faculdadeslondrina.com.br

LOCALIZAÇÃO:
Av. Duque de Caxias, 450, Centro Cívico.
Londrina, PR.

Aprovados na entrevista - 19/03/2024

Classificados para entrevista - 16/03/2024

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.