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Área de Concentração

Embora marcada por tecnologias cada vez mais avançadas, a sociedade do século XXI continua excludente e sem conseguir ensejar as condições básicas para que grandes contingentes da população tenham acesso ao seu desenvolvimento integral, incluindo aspectos ligados à educação formal.

A ampliação do conceito de cidadania com a necessária (re)definição das políticas públicas voltadas à inclusão social, à educação e à formação docente, associada aos impactos das novas tecnologias de informação nas diferentes áreas do saber, possibilitou um movimento contínuo de superação do tratamento disciplinar e estanque do conhecimento, trazendo novos desafios epistemológicos e novos objetos de investigação.

A expansão e a melhoria dos processos educacionais, a inclusão social, em suas diferentes concepções, e a efetividade das políticas públicas voltadas para este campo do saber exigem conhecimento interdisciplinar, assim como dos métodos e instrumentos que operacionalizam esses saberes.

Tendo como propósito produzir conhecimento sobre as complexas relações entre Políticas Públicas e Processos de Aprendizagem, o programa, área e linhas de pesquisa, se estruturam na agregação interdisciplinar teórico-prática dos campos da educação, do direito, da sociologia, da psicologia, da filosofia, da ciência da informação, da comunicação e semiótica, da história social, campos interdisciplinares que permitem uma releitura e aprofundamento das categorias políticas públicas, processos de ensino-aprendizagem e inclusão social, questões centrais de investigação.

Assim, a área objetiva desenvolver estudos sobre políticas públicas e processos educacionais abrangendo questões voltadas para a inclusão social, direitos fundamentais e políticas públicas, nativos digitais e imigrantes digitais no processo ensino-aprendizagem, formação docente, a análise e a prática das diferentes formas conhecimento, comprometida com a pesquisa e/ou docência de natureza interdisciplinar.

Também possibilita contribuir nas iniciativas regionais e locais que visem à melhoria da gestão das políticas públicas em educação, formação de professores, processo ensino-aprendizagem, letramento digital e inclusão social, de forma inovadora.

DURAÇÃO: 24 meses

PERIDICIOCIDADE: Semestral

REALIZAÇÃO DAS AULAS:

Início: 07 de março de 2025
Dias e horários:

a) às sextas-feiras, das 8h30 às 12h30, das 13h30 ás 17h30 e das 19h às 23h;
b) aos sábados, das 08h às 12h;
c) a cada 15 dias, em média.

CONTATO:
(43) 3031-1250
99943-9483 (Ligações e WhatsApp)
mestradodireito@faculdadeslondrina.com.br

Linhas de Pesquisa

LINHA 1 – POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO SOCIAL

Fundamentada numa abordagem crítica e interdisciplinar, esta linha de pesquisa objetiva investigar as relações interdisciplinares que envolvam, direta ou indiretamente, as políticas públicas que possibilitam o reconhecimento de direitos e da cultura inclusiva e valoriza o compartilhamento de teorias, métodos e conhecimentos de diferentes áreas do saber. Esta linha privilegia os seguintes temas de pesquisa: ações afirmativas e políticas públicas de inclusão social; educação na perspectiva inclusiva; tecnologias assistivas e letramento digital; gestão e políticas educacionais; educação e relações étnicoraciais; direitos fundamentais; fenômenos psicossociais, culturais e linguísticos e novas tecnologias de informação.

 

LINHA 2 – PROCESSOS CONTEMPORÂNEOS DE  ENSINOAPRENDIZAGEM

Fundamentada pelas políticas de formação de professores e do uso das novas tecnologias no desenvolvimento e validação de processos nas modalidades de ensino presenciais ou virtuais, esta linha tem por objetivo investigar, numa abordagem crítica, as relações interdisciplinares que envolvam estudos contemporâneos acerca das teorias, tendências pedagógicas e abordagens metodológicas. A linha privilegia os seguintes temas de pesquisa: os fundamentos teóricos e metodológicos da ação docente, a relação professor-aluno, o processo avaliativo, as políticas educacionais, o currículo, as linguagens e suas tecnologias, bem como os processos de interação e as novas mídias.

Projetos de Pesquisa

Projeto de Pesquisa 1
DESAFIOS INTERDISCIPLINARES EM POLÍTICAS PÚBLICAS E PROCESSOS EDUCACIONAIS

Miguel Luiz Contani (Líder)
Flávio Bortolozzi
Helder Baruffi
José Aparecido Pereira
José Carlos Francisco dos Santos
Zulmar Antonio Fachin

Projeto de Pesquisa 2
MELHORIAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO SOCIAL PARA A SOCIEDADE

Zulmar Antonio Fachin (Líder)
Angelica Lyra de Araujo
Jessica Amanda Fachin
Jose Aparecido Pereira
Luana Pagano Peres Molina
Rene Erick Sampar

Projeto de Pesquisa 3
PROCESSOS CONTEMPORÂNEOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O SÉCULO XXI

Flávio Bortolozzi (Líder)
Claudiney Jose de Sousa
Helder Baruffi
Jose Carlos Francisco dos Santos
Juliana Fernandes Lanca
Miguel Luiz Contani
Neusi Aparecida Navas Berbel

LOCALIZAÇÃO:
Av. Duque de Caxias, 450, Centro Cívico.
Londrina, PR.

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