Área de Concentração
Embora marcada por tecnologias cada vez mais avançadas, a sociedade do século XXI continua excludente e sem conseguir ensejar as condições básicas para que grandes contingentes da população tenham acesso ao seu desenvolvimento integral, incluindo aspectos ligados à educação formal.
A ampliação do conceito de cidadania com a necessária (re)definição das políticas públicas voltadas à inclusão social, à educação e à formação docente, associada aos impactos das novas tecnologias de informação nas diferentes áreas do saber, possibilitou um movimento contínuo de superação do tratamento disciplinar e estanque do conhecimento, trazendo novos desafios epistemológicos e novos objetos de investigação.
A expansão e a melhoria dos processos educacionais, a inclusão social, em suas diferentes concepções, e a efetividade das políticas públicas voltadas para este campo do saber exigem conhecimento interdisciplinar, assim como dos métodos e instrumentos que operacionalizam esses saberes.
Tendo como propósito produzir conhecimento sobre as complexas relações entre Políticas Públicas e Processos de Aprendizagem, o programa, área e linhas de pesquisa, se estruturam na agregação interdisciplinar teórico-prática dos campos da educação, do direito, da sociologia, da psicologia, da filosofia, da ciência da informação, da comunicação e semiótica, da história social, campos interdisciplinares que permitem uma releitura e aprofundamento das categorias políticas públicas, processos de ensino-aprendizagem e inclusão social, questões centrais de investigação.
Assim, a área objetiva desenvolver estudos sobre políticas públicas e processos educacionais abrangendo questões voltadas para a inclusão social, direitos fundamentais e políticas públicas, nativos digitais e imigrantes digitais no processo ensino-aprendizagem, formação docente, a análise e a prática das diferentes formas conhecimento, comprometida com a pesquisa e/ou docência de natureza interdisciplinar.
Também possibilita contribuir nas iniciativas regionais e locais que visem à melhoria da gestão das políticas públicas em educação, formação de professores, processo ensino-aprendizagem, letramento digital e inclusão social, de forma inovadora.
DURAÇÃO: 24 meses
PERIDICIOCIDADE: Semestral
REALIZAÇÃO DAS AULAS:
Início: 07 de março de 2025
Dias e horários:
a) às sextas-feiras, das 8h30 às 12h30, das 13h30 ás 17h30 e das 19h às 23h;
b) aos sábados, das 08h às 12h;
c) a cada 15 dias, em média.
CONTATO:
(43) 3031-1250
99943-9483 (Ligações e WhatsApp)
mestradodireito@faculdadeslondrina.com.br